Equilibrio Interior - Terapias Naturais

Técnica melhora qualidade de vida de pacientes com câncer

Sessões de acupuntura diminui náuseas, vômitos e sintomas depressivos

Do Portal R7 para o site do Equilibrio Interior

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) passou a promover sessões de acupuntura no tratamento de seus pacientes há um pouco mais de um mês, com o objetivo de diminuir os sintomas mais comuns por quem passa por sessões de quimioterapia e radioterapia: dor, náuseas, vômitos e insônia. Os resultados tem sido animadores. Para ter acesso às sessões, os pacientes devem ser encaminhados por médicos do próprio instituto.

Segundo a fisiatra e acupunturista do Icesp, Rebeca Boltes Cecatto, as fininhas agulhas metálicas são introduzidas levemente nas parte superior da pele das mãos, pés e em outros pontos dependendo do tipo da doença a cada sessão. São atendidos em média 40 pacientes por semana em sessões de 40 minutos, duas vezes por semana.

Questionada sobre contraindicações, a acupunturista afirma que vale ter cuidados especiais com pacientes portadores de linfedema (aumento do volume do sistema linfático), porque nestes casos "a agulha pode aumentar a chance de sangramento e infecções". Mas, em geral, disse não haver contraindicações.

Melhoras físicas...

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) também adotou a acupuntura para ajudar no tratamento de seus pacientes recentemente. Há oito meses, a Clínica da Dor, pertencente ao instituto, usa a técnica para amenizar sintomas e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Entre os casos que mais chamaram atenção do médico anestesiologista e acupunturista da clínica, Marco Antônio da Costa, foi a melhora de pacientes com herpes zoster, lesões na pele típicas em pessoas com baixa imunidade. Depois de algumas sessões, as dores desapareceram.

Um outro benefício atingido pela acupuntura foi no tratamento do câncer de boca. Um dos sintomas mais comuns entre estes pacientes é a contratura total da boca, impedindo o paciente de se alimentar. Após sessões de acupuntura, eles conseguiram movimentar os músculos da região e voltar a comer.

- Com a acupuntura a gente conseguiu essa melhora, auxiliada com fisioterapia. Assim, evitamos uma cirurgia de colocação da sonda para alimentação.

... e emocionais

Ainda segundo Costa, a técnica ajuda a melhorar o estado emocional dos pacientes se realizada uma sessão de 40 minutos por semana para casos mais leves e duas ou mais em casos mais graves.

- Dá para obter uma resposta positiva em cinco a dez sessões, mas isso depende como cada um responde a acupuntura. Há uma individualidade no tratamento, mas sempre há uma resposta positiva, mesmo que seja 30%, o que é considerado um fracasso. O esperado é de 80% para cima, tanto na melhora da dor, quanto no aspecto emocional.

O presidente da Amba (Associação Médica Brasileira de Acupuntura), Ruy Tanigawa, no entanto, pondera sobre a eficácia da acupuntura em casos de câncer.

- Nos quadros de tratamento coadjuvante de câncer, alguns casos podem ter resposta quase imediata, principalmente quando é para amenizar a dor, mas em outros pode não ser tão expressivo. Sempre vai depender de cada caso.

 

Acupuntura Auricular

Acupuntura Auricular – A acupuntura auricular ou auriculoterapia é uma técnica da acupuntura, que usa pavilhão auricular para efetuar tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.
Seu uso reporta-se a antiguidade, sendo que no livro “ Hung Ti Nei Ching “, escrita há mais de 5.000 anos, refere que o pavilhão auricular é um órgão isolado que mantém relações com os demais órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.

Arsenal Terapêutico:

Como arsenal terapêutico, utiliza-se agulhas, sementes, esferas e imãs.

Indicação:

  • A acupuntura auricular é uma técnica segura e pode ser aplicada em crianças e idosos
  • Pode ser usada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos.
  • Além dos efeitos curativos imediatos, tem efeitos preventivos, dando ao organismo energia suficientes para impedir enfermidades.
  • Pode-se obter excelentes resultados em analgesia e anestesia pela ação da acupuntura auricular ou auriculoterapia.

Leia mais...

 

Quiropraxia

A técnica de ajustar desvios específicos das vértebras foi desenvolvida pelo canadense Dr. Daniel David Palmer e surgiu em 1895, quando o Dr. Palmer manipulou uma vértebra de um funcionário do edifício onde mantinha seu consultório, que havia ficado surdo há 17 anos após um pequeno trauma na coluna.

Após o reposicionamento Harry Lillard voltou a ouvir.

Nasce assim a quiropatia ou quiropraxia, ciência que regulariza o fluxo nervoso do organismo, através de manipulações precisas, com o objetivo de liberar as pressões sobre os nervos, permitindo que o fluxo nervoso se mantenha intacto e desobstruído.


Contra Indicações:

  • Neoformações malignas
  • Tuberculose óssea
  • Osteomielite
  • Fraturas
  • Osteoporose Ativa
  • Rupturas Ligamentares
  • Artrite aguda de qualquer natureza.
  • Prolapso discal nos quais existem graves alterações neurológicas


As manipulações não são efetivas em doenças que não são causadas pela compressão das raízes nervosas e em doenças de disfunção orgânica.

 
Atendimento Skype
Meu status
Quem Está Online?
Nós temos 6 visitantes online
Clientes:
Banner
Banner
Banner
Numero de Visitas
Visualizações de Conteúdo : 72397
Previsão do Tempo:
Webmail
Twitter